Ao invés de ficar se perguntando "Por que não existe o dia da consciência branca?", que tal responder às seguintes questões:
- Por que, numa pesquisa realizada pela USP, 97% das pessoas afirmaram não ser racistas, mas 98% afirmaram conhecer ou conviver com racistas?
- Por que 63% dos desempregados hoje no Brasil são pretos ou pardos (14% da população negra, contra 9% do desemprego dos brancos)?
- Por que, segundo pesquisa do PNAD, pardos e pretos ganham menos, ocupam vagas piores e têm menos estabilidade no emprego?
- Por que o rendimento médio dos negros é R$ 1.531, enquanto o dos brancos é R$ 2.757?
- Por que os negros são 66% dos empregados domésticos, mas apenas 33% dos empregadores?
Na minha classe de ensino médio, por exemplo, numa das melhores escolas particulares da cidade, não havia nenhum negro. Cheguei na faculdade, uma das melhores do país, e o cenário não era nada diferente. Não era muito exigir de mim que me perguntasse o porquê. Foi indolor e não custou absolutamente nada.
Em 1900, Joaquim Nabuco já havia adiantado: "A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil." Esse racismo todo é a maior prova de que seu prognóstico era exato. O dia de hoje é uma oportunidade para criar consciência disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário